Com pedidos recebe de Bahrain e Eslováquia, modelo continua sendo um dos mais avançados caças do mundo
Por Ernesto Klotzel Publicado em 19/07/2018, às 16h00 - Atualizado às 17h52
Com mais de 40 anos desde o primeiro voo, o caça F-16 continua mais ativo do que nunca. Recentemente o Bahrain anunciou a encomenda de 16 caças F-16V Block 70, seguida de uma encomenda para outros 14 aviões do mesmo modelo feita pela Eslováquia. O F-16V Viper é a quarta geração do caça multiemprego, revelado em 2012.
Embora o protótipo do primeiro F-16A tenha voado pela primeira vez em 1974, o modelo permanece como uma força a ser respeitada em qualquer competição com rivais muito mais jovens.
O Viper conta com uma série de melhorias em relações a versões anteriores, como capacidade para supressão de defesas aéreas inimigas, combate ar-ar, ar-terra e interdição marítima. O avião incorporou novos sistemas de combate e aviônica avançada, com duas telas laterais 10 X 10 cm. e um display central de 15 X 20 cm, além de de contar com novos tanques de combustível conformais, sistema automático de anticolisão com o solo, visão no capacete, casulo de mira Sniper ATP e datalink Link 16.
Ainda mais importante, trata-se do primeiro modelo da série F-16 a contar com radar AESA E-Scan APG-83. Este radar apresenta um grau de similaridade de software superior a 90% e mais de 70% em sistemas com o radar APG-81 do F-35.
O modelo continua sendo oferecido como um potencial rival a plataformas mais avançadas como os suecos Gripen NG, os franceses Rafale e os russos derivados do Su-27 e MiG-29.