Bell V-280 venceu a concorrência do programa Flaraa, do Exército dos EUA, para substituir o Black Hawk
Por André Magalhães Publicado em 06/12/2022, às 16h15
A Bell venceu a concorrência do Exército dos Estados Unidos (US Army) do programa Future Long-Range Assault Aircraft (Flaraa, na sigla em inglês), para substituir os helicópteros multimissão UH-60 Black Hawk.
O anúnio do vencedor ocorreu na tarde de ontem (5), com o tiltrotor V-280 Valor se tornando o escolhido.
"Estamos honrados com o fato de o Exército dos EUA ter escolhido o Bell V-280 Valor como sua aeronave de assalto de próxima geração", disse Scott C. Donnelly, presidente e diretor executivo da Textron.
Bell V-280 Valor chosen as new @USArmy Long Range Assault Aircraft.
— Bell (@BellFlight) December 6, 2022
Get the News ➡️ https://t.co/2sYsvotP30#FVL #FLRAA #V280 #ArmyModernization pic.twitter.com/mCwH4Ger5z
A nova aeronave irá substituir os helicópteros UH-60 Black Hawk, que estão em serviço há mais de quatro décadas, em suas mais variadas versões. O programa Flaraa ainda tinha como concorrente o SB-1 Defiant, desenvolvido pelo consórcio formado pela Sikorsky e a Boeing.
“Esta seleção representa um pivô estratégico para a Aviação do Exército para a velocidade transformacional e o alcance que nosso Exército precisa para dominar os campos de batalha futuros”, disse Walter Rugen, general e diretor do Future Vertical Lift Cross Functional.
No entanto, caso não ocorra nenhum atraso, o Exército dos Estados Unidos deverá ter a capacidade inicial da nova aeronaves apenas em meados de 2030. A expectativa é que a família Black Hawk continue em serviço ativo por ao menos dez anos após o início das operações do V-280 Valor.