Ex-comissária de voo comandará a Japan Airlines

Japan Airlines nomeou Mitsuko Tottori como sua nova CEO, ex-comissária iniciou sua carreira em 1985

Por Wesley Lichmann Publicado em 17/01/2024, às 12h45

A350-900 opera em rotas domésticas de alta densidade - Airbus

A Japan Airlines (JAL) nomeou hoje (17), Mitsuko Tottori como sua nova CEO tornando-se a primeira mulher a chefiar as operações de uma companhia aérea japonesa.

Mitsuko Tottori, 59 anos, iniciou sua carreira na Japan Airlines em 1985, atendendo milhares de passageiros a bordo dos aviões da transportadora, ocupando posições chaves em departamentos de segurança e de atendimento aos clientes.

A executiva assumirá o posto no próximo mês de abril, sucedendo Yuji Akasaka, que se tornará presidente da JAL. A nova diretora reforçará o compromisso da companhia em garantir o mais alto nível de segurança e melhorar a qualidade de seus produtos. 

A nomeação ocorre em meio as esforços para ampliar a presença de mulheres no setor aéreo. A mudança é ainda mais significativa perante a disparidade encontrada no mercado de trabalho japonês.

Tottori fará parte de um seleto grupo de lideranças femininas, como Anne Rigail e Marjen Rintel, CEOs da Air France e KLM, respectivamente, Joanna Geraghty nova diretora-executiva da jetBlue, Stephanie Pope diretora de operações da Boeing e de Yvonne Makolo, presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e CEO da RwandAir.

 

Japão Gestão Cargo JAL CEO Japan Airlines Presidente Segurança Resultado comissária Mulheres qualidade atendimento serviço Produto Administração Diretora-executiva Chefe Posição

Leia também

Aviões colidiram em aeroporto do Japão
Dois animais morreram no acidente com o Airbus A350 no Japão