eVTOL da Joby Aviation avança para fase final de certificação

A Joby Aviation anunciou que seu eVTOL avançou para a fase final de certificação juntamente com a FAA

Por Marcel Cardoso Publicado em 20/12/2024, às 08h52

A aeronave pode transportar até cinco pessoas e atingir até 320 km/h - Joby Aviation

A Joby Aviation anunciou nesta sexta-feira (20), que entrou na fase final de certificação de sua aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, o eVTOL, juntamente com a agência federal de aviação dos Estados Unidos, a FAA.

A empresa realizou seus primeiros testes sob a Autorização de Inspeção de Tipo (TIA) com a participação de pilotos da agência para avaliar os fatores humanos relacionados à segurança de voo. Os testes ocorreram em um simulador equipado com um cockpit em conformidade com os padrões exigidos pelo órgão.

A fase de testes TIA é considerada a etapa final do processo de certificação de tipo, essencial para autorizar uma aeronave a operar comercialmente no transporte de passageiros. Neste estágio, pilotos de teste da FAA validam o desempenho e a segurança da aeronave conforme os planos de teste de certificação previamente aprovados.

🛩️ Certification milestone: We’ve successfully conducted our first testing under TIA, or Type Inspection Authorization, considered the final phase of aircraft certification ahead of commercial operations.
Test pilots from the FAA joined us in Marina, California, to evaluate human… pic.twitter.com/wZofGHGTYZ

— Joby Aviation (@jobyaviation) December 20, 2024

Este marco demonstra a liderança contínua da Joby no setor e reflete a maturidade do nosso programa de testes e os rigorosos testes internos que já concluímos", disse JoeBen Bevirt, CEO e fundador da Joby Aviation.

A empresa também anunciou que, além dos testes para certificação de componentes, aeroestruturas e sistemas, prevê iniciar os voos de teste de TIA em 2025 com a primeira aeronave em conformidade com a FAA, atualmente em construção na sua instalação no estado da Califórnia.

O eVTOL da Joby foi projetado para transportar um piloto e até quatro passageiros a uma velocidade de até 320 km/h, oferecendo mobilidade de alta velocidade com baixo nível de ruído e zero emissões operacionais.

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