Fabricado na China, o eVTOL EH216-S fez o seu primeiro voo em Meca, na Arábia Saudita
Por Marcel Cardoso Publicado em 18/06/2024, às 08h15
A chinesa EHang anunciou, na última quarta-feira (12), que o EH216-S, seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, o eVTOL, realizou seu primeiro voo em Meca, na Arábia Saudita.
Realizado numa área de baixo risco dentro do espaço aéreo protegido, o voo é fundamental para ajudar as autoridades a estabelecer o ambiente regulamentar adequado para a implantação de aeronaves eVTOL sem piloto, melhorando assim a mobilidade, reduzindo o congestionamento e promovendo a sustentabilidade, segundo o fabricante.
“Este voo marca um grande avanço na integração de soluções de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) no cenário da aviação da Arábia Saudita. (...) Este voo também atua como uma prova de conceito para vários casos de uso e contribui para várias iniciativas”, disse Abdulaziz Al-Duailej, Presidente da Autoridade Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita (GACA).
O modelo EH216-S já obteve certificados de tipo, de produção e de aeronavegabilidade pelas autoridades chinesas. O início das operações comerciais não foi informado.