Documento publicado pela FAA estabelece padrões de design de vertiportos para os eVTOLs
Marcel Cardoso Publicado em 28/09/2022, às 07h33
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) divulgou novas diretrizes de design para vertiportos, infraestrutura que futuramente suportará as aeronaves elétricas de pousos e decolagens verticais (eVTOLs).
Os padrões de projeto servirão como o passo inicial para fornecer informações-chave para os proprietários de aeroportos, operadores e desenvolvedores de infraestrutura para iniciar o desenvolvimento de instalações que apoiarão as operações das aeronaves.
Os padrões finais de design são baseados em pesquisas conduzidas pela FAA, colaboração com parceiros do setor e feedback do público. Eles incluem informações críticas que os designers e construtores precisarão seguir para permitir decolagens e pousos seguros. Alguns deles incluem:
Elementos de geometria e design críticos à segurança: Dimensões para áreas de pouso e decolagem dos vertiportos, espaço aéreo adicional necessário para caminhos de aproximação e partida e capacidade de rolamento de carga.
Iluminação, marcações e auxiliares visuais: Orientações sobre marcações, iluminação e aparelhos visuais que identificam a instalação como um vertiporto.
Infraestrutura de carregamento e energia elétrica: Normas e diretrizes iniciais de segurança para baterias e equipamentos de carregamento que serão centrais para vertiportos.
Vertiportos em aeroportos: Requisitos para aeroportos que procuram adicionar vertiports a um aeroporto comercial existente, incluindo a distância que um vertiport teria que ser de uma pista atual.
Vertiportos elevados: Requisitos e diretrizes para vertiportos que podem estar em cima das estruturas existentes, como em edifícios.
A íntegra do documento (em inglês) pode ser acessada no link.