EUA determina mudanças na estrutura das naceles dos motores dos aviões da família Boeing 737NG
Por Wesley Lichmann Publicado em 12/12/2023, às 13h00
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), publicou hoje (12), mudanças no desenho das naceles dos motores da família do Boeing 737 Next Generation.
A nova diretriz de aeronavegabilidade (AD), determina alterações na estrutura que protege os motores CFM56 que equipam as cinco versões da família 737NG; -600, -700, 800, -900 e -900ER.
A proposta desenvolvida pela Boeing exigirá a substituição dos fixadores nas dobradiças do suporte da tampa do fan, para determinadas variantes, e a modificação do conjunto de retenção radial e a instalação de um bocal de exaustão mais rígido, em todos os aviões.
A medida também propõe revisões dos atuais procedimentos de manutenção e inspeções, para assegurar a qualidade e segurança da aeronavegabilidade. A FAA discutirá publicamente as alterações até o dia 26 de janeiro de 2024.
O redesenho das naceles do 737NG segue recomendações dos investigadores federais do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), e visa impedir que após uma eventual quebra de lâminas do fan (FBO), objetos perfurantes e em alta velocidade ultrapasse o espaço onde está alojado o motor e atinja a fuselagem, como ocorreu no voo WN1380, da Southwest Airlines, em 17 de abril de 2018.
"A condição insegura descrita anteriormente provavelmente existirá ou se desenvolverá em outros produtos do mesmo tipo de projeto", disse a FAA. De acordo com os reguladores norte-americanos, a diretiva afetará 1.979 aviões registrados no país, o que representa quase um terço da frota mundial de 6.500 Boeing 737NG.
A Boeing fornecerá todas as instruções necessárias para a implementação das modificações. Os operadores terão o prazo de cinco anos para concluir a atualização nos motores do popular bimotor de fuselagem estreita.