Sensores de busca infravermelho irão amplicar capacidades dos F-16 de Taiwan
Por André Magalhães Publicado em 25/08/2023, às 15h51
O Departamento de Estado norte-americano aprovaram a venda de sistemas de busca e rastreamento infravermelho (IRST, na sigla em inglês) para os caças F-16 usados por Taiwan. Todavia, a venda ainda deverá ser aprovada pelo congresso dos Estados Unidos.
O acordo tem valor aproximado de US$ 500 milhões (R$ 2,4 bilhões) e inclui outros equipamentos relacionados aos sensores IRST.
O IRST ajudará a melhorar a segurança de Taiwan, além de manter a estabilidade geopolítica na região. Um dos objetivos de Washington é promover um equilíbrio militar, aliado ao progresso economico na região, sendo um contrapeso aos avanços chineses.
Taiwan segue com grandes investimentos na área de defesa, principalmente após as ameças de invasão por parte da China. Atualmente a força aérea opera com diversos F-16V, a última versão do Falcon. O modelo oferece novos aviônicos, radar de maior capacidade, sistema de navegação GPS de precisão, entre outras melhorias. Além disso, o caça pode levar os avançados mísseis ar-ar AIM-9X Siderwinder.