Em meios as tensões com a China os EUA lançaram o Minuteman III, um míssil balístico intercontinental com capacidade nuclear
Por André Magalhães Publicado em 10/02/2023, às 16h15
O Comando de Ataque Global da Força Aérea dos Estados Unidos (Afgsc, na sigla em inglês) lançou um míssil balístico intercontinental Minuteman III, na noite de ontem (9), a partir base base de Vandenberg, Califórnia.
O míssil com capacidade de transporte de ogivas nucleares saiu da Califórnia e chegou até o Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, no Pacífico Sul.
O lançamento ocorreu dias após um balão de espionagem chinês cruzar parte dos Estados Unidos, de norte a sul e ser abatido por um F-22.
Reliably Ready
— AFGSC (@AFGlobalStrike) February 10, 2023
Overnight, #StrikerNation showcased the readiness of the #Minuteman III fleet during a scheduled, unarmed, operational test launch—50+ yrs of continuous alert#AlwaysReady@DeptofDefense @usairforce @SpaceForceDoD @US_STRATCOM @SLDelta30 @TeamMinot @malmstromafb pic.twitter.com/9QRosE7KY3
“Um lançamento de teste mostra o coração de nossa missão de dissuasão no cenário mundial, garantindo a nossa nação e seus aliados que nossas armas são capazes e nossos aviadores estão prontos e dispostos a defender a paz em todo o mundo a qualquer momento”, disse Thomas A. Bussiere, comandante do Afgsc.
O LGM-30G Minuteman III, nome completo do armamento, tem como característica o alcance superior aos 10.000 quilômetros e a grande velocidade, atingindo até Mach 23, o que representa aproximadamente 28.000 km/h. Atualmente, é estimado que 400 mísseis Minuteman III estejam na força ativa.
No entanto, a poderosa arma em questão é uma evolução de um projeto em serviço desde 1962, mas que já tem um substituto, o LGM-35A Sentinel, em fase avançada de desenvolvimento. De acordo com o planejamento da defesa dos EUA o novo ICBM terá atingido capacidade total em 2030.
Vale ressaltar que a tríade nuclear dos Estados Unidos também inclui os meios navais e aéreos para o lançamento de armas nuclares. No mar a missão fica a cargo dos grandes submarinos da classe Ohio. Já no ar, os bombardeiros B-2A Spirit completam a terceira perna da tríade.