Caças F-15C estão sendo substituídos pelos de quinta geração F-35A Lightning II
Por André Magalhães Publicado em 29/04/2022, às 09h05
A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) encerrou as operações dos caças F-15C Eagle que estavam baseados no Reino Unido, mais específicamente na base aérea de RAF Lakenheath, ao leste do território britânico.
Em uma publicação no twitter oficial da base, foi relatado o fim da missão dos F-15C, que serão enviados novamente para os Estados Unidos onde irão voar sob a responsabilidade da Guarda Aérea Nacional.
Contudo, o uso em geral dos F-15C/D da Usaf já estão em diminuição, visto que estes respectivos modelos serão substituídos pelos novos F-15EX Eagle II.
A saída dos F-15C do Reino Unido não significa que os EUA não terão presença no país europeu, isto porque caças de quinta geração F-35A Lightning II estão sendo deslocados para a unidade de Lakenheath, sendo que os primeiros chegaram em dezembro.
#EndOfAnEra 🦅
— RAF Lakenheath (@48FighterWing) April 27, 2022
Today we bid farewell to our #F15C fleet. The Eagles will begin a new chapter of service in their careers as they return to the US to continue flying in the @AirNatlGuard. #WeAreLiberty #OwnTheSkies #F15 #Eagle@HQUSAFEAFAF @usairforce @US_EUCOM @NATO pic.twitter.com/fRyxtGj50F
Ao todo serão 24 caças, as aeronaves irão pertencer ao 495º Esquadrão de Caça, apelidado de Valkyries.