EUA devem aprovar lei que aumenta idade de aposentadoria de pilotos

Comitê da Câmara dos EUA aprova projeto de lei que eleva idade compulsória de aposentadoria de pilotos comerciais

Por Wesley Lichmann Publicado em 15/06/2023, às 15h01

Aéreas enfrentam escassez de novos aviadores - Divulgação

O Congresso dos Estados Unidos deve aprovar um projeto de lei que pretende aumentar a idade de aposentadoria obrigatória para pilotos da aviação comercial de 65 para 67 anos, em meio a escassez de novos profissionais.

Os legisladores do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara norte-americana votaram ontem (14), a favor para incluir a emenda na legislação para reautorizar os programas de segurança e infraestrutura da Federal Aviation Administration (FAA) por cinco anos.

A proposta foi aprovada de forma unânime pelo comitê da Câmara, a expectativa é que a medida seja aprovada no plenário no mês de julho. Antes, um grupo de senadores discutirá o texto com as novas regras, já que a versão da casa não inclui um novo limite de idade.

Vista como essencial para o setor aéreo norte-americana, a mudança na lei tem posições antagônicas entre as associações de pilotos e companhias aéreas.

A Air Line Pilots Association (ALPA), maior sindicato de pilotos do mundo, se opôs a alteração, enquanto a Regional Airline Association (RAA), associação das aéreas regionais, celebrou a nova regulamentação.

"A decisão precipitada de propor uma emenda sobre a mudança da idade estatutária de aposentadoria é uma escolha politicamente motivada que revela um entendimento fundamental das operações da indústria aérea, profissão de piloto e segurança", disse a ALPA em um comunicado.

Já a RAA, disse que "aumentar a idade de aposentadoria do piloto é a única solução que terá um efeito quase imediato na escassez de pilotos, permitindo tempo para que soluções de longo prazo amadureçam".

Os legisladores norte-americanos mudaram pela última vez a idade de aposentadoria dos pilotos em 2007, quando foi elevada em cinco anos, de 60 para 65 anos.

Embraer Airbus Boeing EUA Estados Unidos aviação comercial Delta Southwest United Pilotos aviação regional American comandante escassez

Leia também

EUA deslocam 100 aviões militares para a Alemanha
Oshkosh celebrará os 30 anos das mulheres na aviação de combate