A Marinha dos Estados Unidos declarou capacidade operacional inicial para o IRST dos caças de ataque F/A-18 Super Hornet
Por Marcel Cardoso Publicado em 05/02/2025, às 08h04
A Marinha dos Estados Unidos anunciou a declaração de Capacidade Operacional Inicial para o sistema de sensor de busca e rastreamento infravermelho (IRST) desenvolvido pela Lockheed Martin para os caças de ataque F/A-18 Super Hornet.
O sistema IRST21, que faz parte dessa tecnologia, é um sensor infravermelho de onda longa projetado para detectar alvos aéreos além do alcance visual. O sensor tem como objetivo aumentar a eficácia da aeronave, fornecendo maior capacidade de detecção e rastreamento de ameaças em distâncias superiores. O fabricante informou que a implementação dessa tecnologia melhore a sobrevivência das missões realizadas pelo modelo.
O anúncio do IOC marca um passo importante para a produção em larga escala do sistema, após os testes de voo bem-sucedidos realizados pela Marinha dos EUA. “Alcançar o IOC para o IRST21 é um marco significativo e um testemunho da forte parceria entre a Lockheed Martin e a Marinha dos EUA”, disse Paul Hey, diretor dos programas IRST da Lockheed Martin.
Segundo a empresa, o IRST21 tem a capacidade de detectar e rastrear ameaças aéreas em distâncias maiores, contribuindo para a melhoria da consciência situacional e da sobrevivência dos pilotos. O sensor foi integrado na parte frontal do tanque de combustível central do Super Hornet.
O sistema tem como objetivo melhorar a capacidade de resposta da Marinha dos EUA em cenários de combate aéreo cada vez mais complexos, garantindo maior superioridade estratégica no campo de batalha.