Envio dos mísseis faz parte dos grandes pacotes de ajuda militar a Kiev
Por André Magalhães Publicado em 31/08/2023, às 11h20
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou, no dia 29 de agosto, o envio dos modernos mísseis AIM-9X Sidewinder para a Ucrânia. O pacote faz parte de uma nova ajuda bélica aos militares ucranianos e tem um valor estimado em US$ 43 milhões.
O míssil AIM-9X é um dos principais do arsenal norte-americano, equipando a maior parte das aeronaves de combate do país, incluindo os F-16, F-15 e F/A-18.
"Hoje, o departamento também anunciou um [pacote] adicional de assistência à segurança para atender às necessidades críticas de segurança e defesa da Ucrânia”, disse Sabrina Singh, vice-secretária de imprensa do Pentágono.
No entanto, não foi especificado sobre como será empregado o AIM-9X pelos ucranianos, que atualmente operam caças de origem sovitética, sobretudo os MiG-29 e alguns poucos Su-27, que usam mísseis R-73.
Entretanto, o uso de armamentos ocidentais em caças de produção oriental não é impossível, um exemplo disso foi a recente adaptação feitas para o transporte e emprego dos mísseis de cruzeiro Storm Shandow.
O anúncio do Pentágono ocorre após a confirmação do forneciemento de caças F-16 aos ucranianos e o início do treinamento dos pilotos. A Noruega também se comprometeu a exportar parte dos seus atuais F-16 para a força aérea da Ucrânia.
A lista com os demais equipamentos inclui ainda as munições de artilharia de 155 mm e 105 mm, equipamento para retiradas de minas, os mísseis antitanque Javelin, foguetes Hydra 70, cartuchos para armas leves, veículos blindados para socorro médico em combate, entre outros.