Ethiopian Airlines e Archer Aviation fecham parceria para táxis aéreos elétricos

A parceria entre a Ethiopian e a Archer visa criar uma estrutura escalável para a comercialização dos eVTOL na África

Por Marcel Cardoso Publicado em 28/03/2025, às 10h44

Archer e Ethiopian Airlines também estudam outras aplicações para o Midnight, incluindo o uso em ecoturismo - Archer Aviation

A Archer Aviation anunciou na última quinta-feira (27), a assinatura de um acordo com a Ethiopian Airlines para a implantação da aeronave elétrica Midnight sob o programa "Launch Edition".

Lançado em fevereiro, o programa tem o objetivo de criar uma estrutura escalável para a comercialização de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL). A iniciativa busca demonstrar as capacidades do Midnight, impulsionar a aceitação pública, gerar receita inicial e acumular experiência operacional.

"Nossa parceria com a Archer Aviation marca um passo importante para trazer tecnologia eVTOL de ponta para a Etiópia. Juntos, pretendemos redefinir as viagens regionais e criar novas oportunidades para transporte eficiente e ecologicamente correto", disse Mesfin Tasew, CEO do Ethiopian Airlines Group.

 

A frota inicial do Midnight será acompanhada por uma equipe do fabricante composta por pilotos, técnicos e engenheiros para apoiar a implementação. Ele também fornecerá infraestrutura de software de back-end e aplicativos de reserva front-end para facilitar as operações de mobilidade aérea urbana.

Além do serviço de táxi aéreo, Archer e Ethiopian Airlines estudam outras aplicações para o Midnight, incluindo o uso em ecoturismo. O modelo terá capacidade para quatro passageiros e está sendo projetado para voos curtos e consecutivos com tempo mínimo de carregamento.

Evtol Táxi Aéreo Ethiopian Airlines aviação elétrica Mobilidade Aérea Urbana Archer Aviation Midnight Launch Edition transporte sustentável aviação na África

Leia também

Ethiopian Airlines lança Boeing 737 exclusivo para fretamentos VIP
Archer Aviation recebe certificação para treinar pilotos de eVTOL