Esquadrilha da Fumaça anuncia mais demonstrações no Brasil e no exterior

Esquadrilha da Fumaça anuncia novas demonstrações, a presença do time brasileiro no exterior já é tradicional

Por André Magalhães Publicado em 14/03/2022, às 20h05

Travessia da Cordilheira dos Andes requer um bom planejamento por parte dos militares - EDA

A Esquadrilha da Fumaça anunciou mais uma rodada de demonstrações. Depois de três recentes apresentações no estado de São Paulo, o time irá se apresentar nos estados brasileiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, bem como no exterior: em Santiago, Chile.

Na agenda divulgada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA- nome oficial do time), as demonstrações começam nas cidade de Joinville (SC), Florianópolis (SC) e Tubarão (SC), entre os dias 26 e 28 de março.

Após essas apresentações, os sete A-29 Super Tucano do EDA partem para shows aéreos em Porto Alegre (RS) e Charqueadas (RS), entre os dias 29 e 30.

Após o retorno às demonstrações no interior paulista, seguiremos em direção ao Chile, passando por algumas cidades da região Sul! No total, serão 10 demonstrações no período. Em breve, mais detalhes.

Fumaça... Já! pic.twitter.com/hK5e86gm0x

— Esquadrilha da Fumaça (@eda_oficial) March 13, 2022

Após, o time de Força Aérea Brasileira parte para Santiago, no Chile, onde irá permanecer entre os dias 5 a 9 de abril. A  fumaça fará shows na Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE) – o evento aeronáutico de maior relevância na América Latina.

A Esquadrilha da Fumaça já tem tradição de participar da FIDAE que acontece a cada dois anos na capital chilena. Contudo, devido à pandemia o evento ficou sem a edição de 2020.

Ainda por conta da crise sanitária, as apresentações do EDA foram canceladas nos últimos dois anos. Apenas em ocasisões especiais o esquadrão participou, por exemplo, no Dia da Independência na cidade de Brasília e em outros eventos militares.

Apresentações da Esquadrilha da Fumaça são realizadas com sete aeronaves - AERO Magazine / André Magalhães

 

Em 14 de maio de 2022, a Esquadrilha da Fumaça completa 70 anos de história. A equipe brasileira voou com icônicas aeronaves como: T-6 Texan, Fougar Magister, T-25 Universal, T-27 Tucano e desde 2015, o A-29 Super Tucano.

O Esquadrão já realizou milhares de apresentações não apenas pelo Brasil, mas também pelo mundo. Países como: Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá, França e outros já receberam a fumaça.

aeronave notícias de aviação avião aviação Chile Esquadrilha da Fumaça EDA A-29 Super Tucano

Leia também

Esquadrilha da Fumaça inicia volta de demonstrações ao público
Esquadrilha da Fumaça volta aos céus