Asas rotativas em evidência na exposição estática
Redação Publicado em 01/08/2015, às 00h00
O GrandNew é um dos mais populares e eficiências helicópteros de sua categoria. O biturbina leve continua sendo um dos grandes destaques da AgustaWestland no mercado civil, principalmente no Brasil – considerando as versões Grand e GrandNew, o número de pedidos de clientes brasileiros supera as 50 unidades, segundo o fabricante. Equipado com painel digital e cabine com ampla gama de configurações disponíveis, o modelo mantém um dos mais altos níveis de flexibilidade do mercado. Entre as configurações possíveis está a possibilidade de transportar seis passageiros e dois tripulantes (ou um piloto e sete passageiros), podendo ainda receber uma configuração VIP com quatro lugares. O GrandNew possui peso máximo de decolagem de 3.175 kg e velocidade de cruzeiro de 154 nós (285 km/h). O bagageiro do GrandNew possui extensão total de 2,3 m.
Conhecido antes como EC130 T2, o atual H130 mantém as linhas externas do seu antecessor, mas aproximadamente 70% das estruturas da célula sofreram modificações. Entre os principais destaques estão a estrutura interna da cabine redesenhada com piso plano, motor Arriel 2D mais potente, com nova caixa de transmissão principal, sistema melhorado de controle ativo de vibração, tanque de combustível com maior resistência a impacto e bancos com capacidade de absorção de energia aperfeiçoados. Graças ao novo motor, o H130 é 10% mais potente do que o modelo anterior e oferece menor consumo de combustível. Visando maior conforto dos passageiros, existe a opção de instalação de uma nova geração de ar condicionado e para-brisa com proteção solar.
Preço: US$ 4 milhões
Anteriormente designado AS350B3, o H125 é a versão de alta performance do Esquilo monomotor, considerada uma aeronave para condições extremas de operação. Equipado com o motor Turbomeca Arriel 2D, detém o recorde de altitude para helicópteros: atingiu o cume do Monte Everest, a 29.029 pés de altura. O modelo é equipado com FADEC (Full Authority Digital Engine Control) e painel digital. Em operações de transporte executivo, o H125 é ideal para missões em locais altos e quentes, assim como em helipontos que exigem elevada performance.
Preço: US$ 3,3 milhões
O Bell 407 alia capacidade, desempenho e velocidade. A espaçosa cabine acomoda cinco passageiros numa configuração club-seat, podendo ser reconfigurada para interior VIP de alto padrão com apenas quatro lugares. Um dos destaques é o silêncio a bordo e o baixo índice de vibração, que torna o voo mais agradável para os passageiros, mesmo em etapas curtas. A velocidade de cruzeiro é de 140 nós, o que permite deslocamentos rápidos em missões de alcances curto ou longo. Entre as características de segurança se destacam o sistema de combustível resistente à ruptura, o monitoramento do motor e o throttle montado no coletivo.
O polivalente Robinson R22 é um dos mais populares helicópteros da atualidade, desempenhando uma ampla gama de missões que vão do transporte executivo ao treinamento básico, passando por policiamento aéreo, link aéreo para emissoras de televisão e assim por diante. Equipado com um motor Lycoming O-360 de quatro cilindros, o modelo dispõem de 131 hp na decolagem e 124 hp de operação continua. Seu maior destaque é o custo de operação, um dos menores entre todos os helicópteros. O consumo médio é de 7 a 10 galões por hora. O R44, com capacidade para quatro ocupantes, mantém as características operacionais do irmão menor.
O Bell 429 é um dos mais avançados helicópteros da categoria, aliando capacidade e velocidade. Certificado para voar IFR, o modelo atinge até 150 nós de velocidade, podendo atender confortavelmente qualquer tipo de necessidade, do transporte VIP a missões especiais. Entre os destaques estão suas amplas portas laterais, com 152 cm, com uma cabine de 5,8 m³. Já a versão Bell 429WLG, com trem de pouso retrátil, oferece 152 nós de velocidade, aliada a uma ampla cabine que pode acomodar até sete pessoas.