Novos caças Typhoon irão substituir os antigos F/A-18 Hornet operados a partir das Ilhas Canárias
Por André Magalhães Publicado em 24/06/2022, às 08h00
A Espanha encomendou mais vinte unidades do caça europeu Eurofighter Typhoon, dentro do programa Halcon. O objetivo é substituir os atuais EF-18 Hornet em serviço há várias décadas e hoje baseados nas Ilhas Canárias.
O programa planeja ter uma frota de caças equipados com radar E-Scan (Electronically Scanned) no Atlântico, sendo composta por 16 modelos monopostos e 4 bipostos.
A encomenda tem um valor estimado em 2,043 bilhões de euros (R$ 11,26 bilhões) e inclui além das aeronaves, motores, simulador e demais serviços necessários. O acordo foi aprovado 4 de dezembro de 2021, mas apenas agora foi formalizado.
“Este pedido adicional reforça o compromisso da Espanha, não apenas com o Eurofighter, mas também com seu desenvolvimento e ambiente industrial. Gostaria de agradecer ao cliente por sua posição firme em relação à defesa europeia no momento em que ela é mais necessária”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
A Espanha opera o Eurofighter Typhhon desde 2003, a partir das bases aéreas de Morón (11ª Ala) e Albacete (14ª Ala). Os caças espanhóis são montados no próprio país, na unidade da Airbus em Getafe.
O caça europeu é operado por diversas nações, como a Alemanha, Reino Unido, Itália e Austrália, e mais recentemente foi encomendado pelas forças aéreas do Kuwait, Catar, Árabia Saudita e Omã.
A Turquia sinalizou recentemente interesse na aeronave, caso compra do rival F-16 Block 70 venha a falhar.