Acordo com NetJets representa alívio nas pressões sobre a capacidade da viabilidade do motor
Redação Publicado em 16/10/2018, às 11h00 - Atualizado às 11h49
O acordo firmado entre a Textron Aviation e a NetJets, que prevê a compra de até 150 Citation Hemisphere, foi visto pelo setor como um alento ao motor Silvercrest, da Safran. O motor sofreu uma série de problemas durante seu desenvolvimento, que levou ao cancelamento do programa Falcon 5X da Dassault e ao “congelamento” do Hemisphere.
Em meados de 2018 executivos da Textron e da NetJets visitaram as instalações da Safran, em Villaroche, na França, onde foi apresentado os progressos no desenvolvimento do Silvercrest. Recentemente também a Safran firmou um acordo amigável com a Dassault Falcon, para compensações no cancelamento do Falcon 5X.
A expectativa é que o Silvercrest, após ter parte de seu projeto redesenhado, seja certificado dentro do novo cronograma, dando continuidade ao programa Hemisphere. A Safran mantém o projeto para uma família de motores, com potência entre 9.000 lbf e 12.000 lbf, que no futuro poderá atender a novos modelos de aeronaves.