Bristow Group assinou carta de intenção com a Elroy Air para 100 eVTOLs Chaparral
Marcel Cardoso Publicado em 14/07/2022, às 11h13
A Bristow Group assinou uma carta de intenção com a Elroy Air para pré-encomendar 100 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) de carga híbrida-elétrica Chaparral.
O Chaparral possui propulsão elétrica distribuída, com oito rotores de elevação vertical, quatro hélices dianteiras para voo de cruzeiro, configuração de fuselagem de asa alta, além de autonomia de solo automatizada e sistemas de manuseio de carga. Sua estrutura é fabricada com materiais compostos de carbono.
O veículo pode pousar, depositar carga, pegar outra carga e decolar novamente, tudo em apenas alguns minutos e sem interação do operador. Embora operado de forma autônoma, o Chaparral também pode ser pilotado remotamente para atender às autoridades da aviação civil e à política de integração do espaço aéreo.
A primeira versão de produção transportará de 136 a 226 kg em um alcance de cerca de 480 km. As mercadorias são carregadas em uma cápsula suspensa que se prende à fuselagem e pode ser coletada e desembarcada de forma autônoma em uma área de pouso de 15 metros.
O grupo planeja usar as aeronaves para para atender aplicações de logística, saúde e energia. Além disso, o Chaparral fornece uma solução para os desafios que os operadores de helicópteros estão enfrentando em todo o mundo, incluindo a redução de emissões ao introduzir o motor híbrido-elétrico e ajudar a compensar a escassez de pilotos, como a que está em andamento na Europa, ao introduzir aeronaves autônomas para operações de carga.
“Aproveitando nossa experiência como operador de helicóptero e sistema de aeronaves não tripuladas (UAS), planejamos usar a aeronave Elroy Air Chaparral para atender a uma demanda crescente de movimentação de carga sensível ao tempo para aplicações de logística, saúde e energia”, disse Dave Stepanek, vice-presidente executivo e diretor de transformação da Bristow.
A Elroy Air já garantiu acordos para fornecer 900 aeronaves para clientes comerciais, de defesa e humanitários.