A reação foi “morna” diante dos planos do fabricante
Ernesto Klotzel Publicado em 09/03/2017, às 14h12 - Atualizado às 15h39
As principais empresas de leasing não ficaram muito animados diante do plano da Boeing de fabricar uma versão maior da família 737 MAX como resposta ao A321neo da Airbus. O fabricante americano começou a oferecer o modelo designado provisoriamente 737 MAX 10X afirmando que será o mais eficiente jato comercial de um corredor, afirmação contestada pela Airbus.
Steven Udvar-Hazy chairman executivo da Air Lease, considerado uma das fontes mais influentes da indústria da aviação comercial, não vê lógica no alongamento da fuselagem do 737 MAX 9 cujas vendas não estão correspondendo às expectativas.
A pergunta que permanece no ar parece ser: “Será que a Boeing cogitaria em lançar o 737 MAX 10 se não fosse a presença do A321neo”? De acordo com muitas companhias aéreas, mais um alongamento na fuselagem do 737 é uma medida de proteção à fatia do mercado dos 200 ou mais assentos. Atualmente, o modelo 737 mais bem-sucedido é o 737 MAX 8, sucessor do igualmente prestigiado, 737-800.