Empresa instala sistema anti-drones em aeroporto paulista

Solução chamada de EagleShield, da Omnisys, promete aumentar a segurança aérea nas vizinhanças do Aeroporto de Piracicaba

Por Micael Rocha Publicado em 25/10/2024, às 07h30

Sistema ajudará na detecção contra uso de drones não colaborativos, que representam riscos para a segurança da aviação - Divulgação

A Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, instalou recentemente um sistema anti-drones EagleShield no Aeroporto de Piracicaba, em São Paulo, visando demonstrar sua capacidade de detecção e classificação de drones. A ação responde ao crescimento do uso de aparelhos não colaborativos, que representam riscos para a segurança da aviação, especialmente em aeroportos.

Segundo a empresa, além do EagleShield, foi apresentado o radar holográfico Gamekeeper, que oferece cobertura 3D em até 7,5 km. Ambos os sistemas serão testados em ambiente operacional, demonstrando seu potencial para proteger o espaço aéreo de aeroportos de diferentes portes em todo o Brasil, contribuindo para a segurança perimetral.

A demonstração será acompanhada por autoridades como o Decea e operadores aeroportuários, além de representantes da aviação civil de países da América Latina. O evento propõe destacar a eficácia da tecnologia no combate a drones não autorizados em áreas aeroportuárias, promovendo a segurança do tráfego aéreo.

Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba, ressaltou a importância de receber o projeto-piloto na cidade, reforçando o desenvolvimento econômico local.

“Piracicaba é uma cidade com alto desenvolvimento econômico, contando com recordes de geração de emprego e de atração de investimentos de grandes empresas, porém, tudo isso acontece quando o poder público traz a ambiência necessária”, disse o político.

Aeroporto de Piracicaba Omnisys EagleShield sistema anti-drones Thales no Brasil

Leia também

Thales amplia suporte a aviônicos de helicópteros no Brasil
Thales apresentou inovações em drones e parcerias no DroneShow 2024