O Nauru 1000c é um drone que será usado pelo Exército Brasileiro em várias missões
Por André Magalhães Publicado em 20/09/2022, às 16h30 - Atualizado às 17h25
Com a assinatura de um acordo de investimento, como AERO Magazine informou hoje (20), a Embraer terá participação minoritária no fabricante de um drone que será usado pelo Exército Brasileiro (EB).
O produto de maior destaque da XMobots, também com sede no interior de São Paulo, é o Nauru 1000c, selecionado pelo EB para cumprir as missões de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento.
A aeronave pesa 150Kg, pode atingir velocidades de 100 km/h, tem uma autonomia de 10 horas e um alcance de 60Km, a partir do posto fixo de comando. O drone tem oito motores elétricos, contra rotativos, que possibilitam o pouso e a decolagem vertical (Vtol). Todavia, a aeronave é equipada com um motor de 30 HP na parte traseira, que possibilita um voo convencional.
Em maio, foi assinado um acordo com a empresa europeia fabricantes de mísseis Mbda, para a integração do míssil Enforcer na aeronave não tripulada.
Após a transação entre a Embraer e a XMobots ser concluída, as empresas trabalharão de forma conjunta na criação de memorandos de entendimento relacionados à atuação em mercados Civis e de Defesa & Segurança.