Embraer publica conceito de operações de mobilidade aérea urbana do Rio de Janeiro

Conceito de operações publicado por empresa da Embraer é o primeiro feito no Brasil

Marcel Cardoso Publicado em 04/05/2022, às 09h45

Documento inclui dados e análises que abrangem aspectos operacionais do eVtol - Embraer/Divulgação

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, publicou, nesta quarta-feira (4), o chamado Conceito de Operações (Conops) para o mercado futuro de mobilidade aérea urbana no Rio de Janeiro. 

O documento inclui dados e análises que abrangem a visão, os pontos de atenção e as necessidades operacionais das aeronaves de pouso e decolagem vertical (eVtol), da jornada do usuário e de serviços e suporte. O conceito foi desenvolvido por meio de uma cooperação com onze parceiros estratégicos e entidades governamentais.

A concepção deste conceito contou com estudos sobre os aspectos que impactam o ecossistema de mobilidade aérea urbana, grupos de discussão envolvendo os principais pilares para seu desenvolvimento, além de um período de operações de voo realizadas em novembro de 2021, conectando a Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense, com o aeroporto internacional (GIG), simulando o ecossistema com a utilização de um helicóptero. 

Os dados e informações extraídos desta simulação irão contribuir para a definição das características e necessidades para o desenvolvimento da modalidade não só no Rio de Janeiro, mas também em outros lugares, criando planos semelhantes para qualquer cidade.

Todos os participantes deste grupo de trabalho desempenham papeis fundamentais na evolução da mobilidade aérea urbana. Portanto, este documento traz um melhor entendimento das características e desafios desta modalidade de transporte e informações para que o ecossistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável”, disse o Vice-presidente de Serviços e Operações de Frota da Eve, Luiz Mauad.

 O documento pode ser acessado (em inglês) através do link. O início das operações dos eVtols da Eve está previsto para 2026.

aeronave notícias de aviação avião aviação Embraer Rio de Janeiro Evtol Mobilidade Eve Conceito

Leia também

Embraer conclui venda de fábricas em Portugal por quase R$ 890 milhões
Embraer reduz prejuízo no primeiro trimestre para R$ 170,7 milhões