FAB encomenda 28 aviões e primeiro voo deverá ocorrer no final do ano
Redação Publicado em 20/05/2014, às 16h25 - Atualizado em 22/05/2014, às 01h36
Com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, a Embraer inaugurou o hangar onde será instalada a linha de montagem final do KC-390, em Gavião Peixoto (SP), e ainda contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.
Na ocasião, a Embraer e o Comando da Aeronáutica também assinaram o contrato para a produção de 28 Embraer KC-390, que serão entregues ao longo dos próximos 12 anos.
O projeto iniciado oficialmente em 2009, e está atualmente em fase inicial de fabricação das aeronaves-protótipo, que devem voar pela primeira vez até o final de 2014. Segundo a Embraer, o projeto está no cronograma previsto e a primeira entrega deverá ocorrer no final de 2016.
De acordo com a FAB, os dois protótipos não fazem parte do pedido, já que terão unicamente a função de certificar e validar o KC-390. Após o período de testes e certificação, os dois protótipos devem iniciar a campanha de demonstração do modelo ao redor do mundo. Além das aeronaves, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato ainda depende de documentação complementar para se tornar efetivo, o que se estima ocorrer em um prazo de 90 dias. Para o desenvolvimento do projeto do KC-390, a FAB investiu R$ 4,9 bilhões, que incluem a produção de dois protótipos.
“Hoje é um dia histórico para a Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. “O KC-390 é um projeto que foi cuidadosamente especificado para servir ao nosso País, em total alinhamento com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa e vai representar um salto na capacidade operacional da aviação de transporte”.
O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolvimento e produção de um avião de transporte tático militar e de reabastecimento em voo. O modelo de destaca por seu projeto, que tem como meta estabelecer novos padrões na sua categoria de mercado, com menor custo operacional e flexibilidade de realizar diversas missões: transporte de cargas e tropas, lançamento de cargas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.
“Com este avião podemos garantir a presença em todo o território nacional. Ao mesmo tempo, esse projeto fortalece a indústria aeroespacial nacional, que irá dar um salto e atingir um novo patamar.” disse Sergio Henrique da Silva Carneiro, Coronel Engenheiro e gerente do projeto KC-390. “Além disso, a FAB precisa substituir aviões de transporte e é muito mais vantajoso comprar da indústria nacional”, conclui.
O avião será produzido na unidade industrial de Gavião Peixoto, em instalações de mais de 30.000 metros quadrados de hangares, onde o primeiro protótipo já se encontra na fase de montagem estrutural. O início da montagem final está planejada para junho. Cerca de 1.500 empregados da Embraer estão hoje diretamente envolvidos no projeto e mais de 50 empresas brasileiras estão participando do desenvolvimento e produção do KC-390. Além de parcerias industriais com Argentina, Portugal e República Tcheca, o KC-390 possuiu 60 cartas de intenção de compra de diversos países. Estudos diversos apontam potencial de venda superior as 700 aeronaves nos próximos 20 anos.
“Estamos muito satisfeitos em atingir mais um grande marco deste projeto desafiador”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Poucos países do mundo podem se orgulhar de operar aeronaves especificadas, desenvolvidas e fabricadas em seu solo, e mais uma vez a parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer está gerando um produto que promete ser um grande sucesso mundial”.