Embraer assina acordo com a American Airlines para desenvolver aviões sustentáveis através do Projeto Energia
Por Wesley Lichmann Publicado em 26/09/2023, às 12h20
A Embraer anunciou hoje (26), a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a American Airlines, para entrada da companhia norte-americana no grupo consultivo do Projeto Energia.
O programa formado por companhias aéreas, empresas de leasing de aeronaves e fornecedores, pretende desenvolver soluções e aviões sustentáveis, alinhado a meta de zerar as emissões de poluentes na indústria da aviação até 2050.
A subsidiária regional da American Airlines, Envoy Air, que opera a marca American Eagle, é uma das maiores clientes da Embraer, com uma frota composta exclusivamente por aviões da família E-Jet, incluindo 28 E170 e 107 E175.
A transportadora e a fabricante vão trabalhar na definição dos requisitos de desempenho e de projeto para as quatro aeronaves-conceito com capacidade entre nove a 50 assentos que utilizarão tecnologias de propulsão elétrica, hidrogênio e híbrida.
O projeto Energia foi apresentado e dezembro do ano passado, estudos de viabilidade tecnológica e das demandas globais por meios de transporte movidos com energia limpa estão sendo realizados por um equipe de engenheiros e executivos da Embraer.
Novos materiais e a arquitetura de motores e fuselagens estão sendo avaliados e discutidos, com o grupo de consultores, que pretende reduzir em 50% a emissão de carbono a partir de 2030, estabelcendo a neutralidade das emissões na metade deste século.
"O envolvimento de uma grande variedade de companhias aéreas é fundamental para o sucesso do Projeto Energia. A adesão da American Airlines ao nosso grupo consultivo é um passo significativo para o projeto, já que a companhia tem grande experiência no tema", disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.