A Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, acontece entre os dias 4 e 7 de abril, no Rio de Janeiro
Por Ernesto Klotzel Publicado em 30/03/2017, às 16h27 - Atualizado às 18h43
A Embraer, localizada no Pavilhão 3 (N22), promoverá o novo avião de transporte multimissão KC-390 e o avião de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano, assim como um amplo conjunto de soluções integradas desenvolvidas para aplicações de defesa, segurança e espaço.
O KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de desempenho e capacidade na sua categoria com o menor custo do ciclo de vida do mercado. O KC-390 é mais veloz e transporta mais carga do que outras aeronaves do segmento, sendo capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 870 km/h, com capacidade de operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas, ou danificadas.
A campanha de testes do avião está avançando de forma extremamente satisfatória, validando todos os objetivos de desempenho e capacidade previstos por meio do uso de avançadas ferramentas de engenharia. Recentemente, a Embraer e a Força Aérea Brasileira realizaram com sucesso os primeiros ensaios de contato a seco (sem transferência de combustível) entre o KC-390 e caças F-5M.
A campanha de ensaios agora passará a se concentrar nos voos de comprovação das capacidades operacionais iniciais (IOC, do inglês Initial Operational Capability), prevista para o final de 2017, com a certificação da Capacidade Operacional Final (FOC, do inglês Final Operational Clearance) em 2018.
O A-29 Super Tucano é o melhor avião de ataque leve e treinamento avançado disponível no mercado, tendo sido selecionado por 13 forças aéreas no mundo todo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), que escolheu o modelo para o seu programa Light Air Support, de apoio aéreo tático.