AERO Magazine

Embraer conclui testes de resistência da asa para aviação sustentável

A Embraer concluiu os primeiros testes de resistência estrutural da asa que será utilizada na Plataforma Demonstradora de Novas Tecnologias (PDNT)

Por Marcel Cardoso Publicado em 19/03/2025, às 09h30

AddThis Website Tools
O projeto conta com apoio financeiro da Finep e do governo federal - Embraer
O projeto conta com apoio financeiro da Finep e do governo federal - Embraer

A Embraer anunciou nesta quarta-feira (19), a conclusão dos primeiros testes de resistência estrutural da asa que será utilizada na chamada Plataforma Demonstradora de Novas Tecnologias.

O projeto faz parte de um esforço de inovação no setor aeronáutico e é voltado para pesquisas e desenvolvimentos em nível de maturidade tecnológica baixo e médio. A fase inicial do trabalho tem como objetivo desenvolver novos processos e métodos para apoiar a análise de testes em bancadas (RIGs).

Segundo o fabricante, a estrutura da asa de material composto foi submetida a cargas progressivas, superando em mais de 200% o limite previsto. "As inovações tecnológicas são fundamentais para acelerar a aviação sustentável do futuro e para fortalecer a competitividade da indústria nacional", disse Cleiton Silva, Diretor de Tecnologia e Projetos Avançados da Embraer.

O ensaio de “carregamento estático” foi realizado nas instalações da ACS Aviation, fornecedora da PDNT e parceira da Embraer, em São José dos Campos. A atividade validou inovações em processos, metodologias e materiais utilizados. As próximas etapas do projeto envolvem a fabricação da fuselagem e empenagem da aeronave de testes, que servirá como um “laboratório voador”.

Embraer Aeronáutica aviação sustentável inovação em aviação Plataforma Demonstradora de Novas Tecnologias FNDCT testes de resistência resistência estrutural ACS Aviation PDNT

Leia também

Azul voltará a usar aviões da Embraer em Fernando de Noronha
Embraer irá expandir operações na Polônia