Os aviões da família E2, bem como o regional E175, da Embraer, tiveram atualizações apresentadas em evento no Reino Unido
Por Marcel Cardoso Publicado em 24/07/2024, às 08h55
A Embraer apresentou ontem (23), no segundo dia do Farnborough Airshow 2024, atualizações e melhorias de desempenho dos aviões comerciais E195-E2, E190-E2 e E175, além de novos avanços no conceito de aeronaves sustentáveis Energia.
O E175 está recebendo um conjunto de melhorias após sua última atualização em 2016, que aumentou a eficiência do consumo de combustível em 6%. As melhorias, concentram-se na cabine e na experiência do passageiro, além de atualizar alguns aviônicos para ficarem mais alinhados com a família E2.
O consumo de combustível nos E2 foi aprimorado em 2,5%, tornando-o 12,5% mais econômico em termos de combustível do que a concorrentes equivalentes, segundo a Embraer, que disse ainda que essas melhores taxas de consumo que as companhias aéreas comprovaram nas operações foram ratificadas, o que também é auxiliado por uma melhoria no sistema de gerenciamento que extrai menos ar, exigindo menos do motor e, portanto, economizando combustível.
O fabricante prevê uma redução de custo para as companhias aéreas em US$ 6 milhões (R$ 33,5 milhões) por aeronave, ao longo de quinze anos, como resultado do aumento da eficiência operacional.
Já o projeto Energia está com novos conceitos Híbrido-Elétricos, de célula de combustível e de hidrogênio/combustível duplo. Alguns exemplos estão no design avançado de fuselagem, na asa limpa sem PropWash, nos avanços em aerodinâmica, no projeto estrutural e integração de sistemas e no conforto superior da cabine.
O Farnborough International Airshow 2024 vai até a próxima sexta-feira (26), no Reino Unido.