Maior avião projetado no hemisfério sul, modelo se torna um marco histórico na aviação brasileira
Redação Publicado em 21/10/2014, às 14h30 - Atualizado em 23/10/2014, às 12h06
A Embraer apresentou o primeiro protótipo do KC-390. A cerimônia de roll out aconteceu na unidade de Gavião Peixoto (SP).
O KC-390 é resultado de acordo de US$ 2 bilhões fechado em 2009 com a Força Aérea Brasileira e prevê um avião de transporte multimissão capaz de realizar apoio tático e logístico.
O novo KC-390 se tornou o maior avião projetado pela Embraer, assim como o maior já produzido no hemisfério sul, o que torna o programa um marco histórico na aviação mundial.
O projeto surgiu em 2007, quando a Embraer ofereceu um cargueiro baseado na família E-Jet, que após uma série de reuniões com a FAB, resultou num projeto completamente novo. O KC-390 representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.
“Este marco significativo do Programa KC-390 demonstra a capacidade da Embraer de gerenciar um projeto complexo e de alta tecnologia como este e de executá-lo dentro do planejamento previsto”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O rollout abre caminho para o início dos testes em solo como preparação para o primeiro voo”.
O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, comitivas e representantes de mais de 30 países. Após esta apresentação, a Companhia poderá realizar importantes testes em solo antes do primeiro voo da aeronave, previsto para ocorrer até o final deste ano.
“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Ele poderá operar tanto na Amazônia quanto na Antártica. As turbinas a jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões, mas muito mais rápido e melhor”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito.
No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além disso, o fabricante conta ainda com cartas de intenção para a venda de outras 32 unidades para Argentina, Portugal, República Theca, Colômbia e Chile, sendo que os três primeiros países são parceiros industriais do projeto.
Segundo a Embraer, nos próximos dias o protótipo vai continuar com as avaliações iniciais de sistemas que culminarão com o primeiro acionamento do motor e, em seguida, os testes de vibração em solo e demais ensaios planejados. Este avião é o primeiro de dois protótipos que serão usados nas campanhas de desenvolvimento, testes de solo, testes de voo e certificação.
O primeiro voo deve ocorrer em meados de dezembro.