Empresa aérea deve retomar operações com frota composta pelo MRJ90 e 737Max
Redação Publicado em 26/09/2014, às 12h00 - Atualizado às 12h32
A Eastern Air Lines, empresa que herda o nome da tradicional companhia extinta em 1991, assinou um contrato firme para 20 MRJ90, com opção para outros 20 aviões do mesmo modelo.
O MoU (Memorandum of Understanding) havia sido assinado durante a última edição do Farnborough International Airshow, realizado em julho. As entregas estão programadas para começar em 2019.
“Estamos honrados com a parceria com a Mitsubishi Aircraft, que com esse avião regional de próxima geração oferecerá o melhor em custo operacional, conforto para o cliente e capacidade de carga. Esta aeronave se unirá orgulhosamente a nossa frota em 2019 e será batizada de Eastern Whisperjet”, disse Edward J. Wegel, presidente e CEO da Eastern Air Lines Group.
A nova Eastern espera retomar os voos com uma frota totalmente nova e utilizando a mesma identidade corporativa da antiga companhia. Não é a primeira vez que o mercado americano tenta rever um antigo nome na aviação, como ocorreu com a Pan Am. No entanto, a atual Eastern possui planos bem mais ambiciosos e sólidos do que casos como da Pan Am.
A companhia possui também intenção de operar uma frota inicial de dez Boeing 737 Max 8. A nova Eastern terá como base o aeroporto de Miami.
Embora a Mitsubishi Aircraft acumule diversos atrasos no histórico da família MRJ, a empresa possui uma ordem em carteira para 375 aeronaves, sendo 191 pedidos firmes, 160 opções de compra e outros 24 direitos de compra.
Atualmente as empresas aéreas que demonstraram interesse na família MRJ são: All Nippon Airways (15 pedidos firmes, 10 opções); Trans States Holdings( 50 pedidos firmes e 50 opções); SkyWest (100 pedidos firmes e 100 opções); Air Mandalay ( 6 pedidos firmes e 4 opções); Eastern Air Lines (20 pedidos firmes e 20 opções). A Japan Airlines possui um contrato de intenção de compra para 32 aviões, mas o contrato ainda não foi assinado.