Variante Robinson R66 Marine amplia o mercado europeu
Ernesto Klotzel Publicado em 09/01/2017, às 14h24 - Atualizado às 14h39
A Agência Europeia de Segurança de Voo (EASA) acaba de aprovar a instalação de flutuadores de emergência para o helicóptero Robinson R66 a turbina certificando-o também para voos comerciais.
Os testes para a aprovação da operação marinha em casos de emergência respeitaram condições específicas do mar, como a altura, período e características das ondas em grandes superfícies de água e foram realizados em instalações especiais na Espanha. .
Satisfeita com a certificação EASA, a Robinson pretende dar impulso adicional às vendas da aeronave na Europa.
Os flutuadores inflam em apenas 3 segundos e, cada um dispõe de seis compartimentos internos. Uma alavanca no coletivo libera hélio comprimido de um tanque que fica sob o assento direito traseiro, e é atuado por cabos e não por energia elétrica.
Os flutuadores podem ser ativados e usados a velocidades de até 80 nós (150 km/h), adicionando cerca de 65 lb (30 kg) ao peso da aeronave. Quando não estão em uso, os flutuadores, enrolados, são acomodados em invólucros ao longo dos esquis.