Projeto do aeroporto de Al Maktoum estimado em US$ 33 bilhões impulsionará expansão do grupo Emirates
Por Wesley Lichmann Publicado em 10/04/2023, às 12h35
Dubai está planejando reiniciar as obras de expansão de US$ 33 bilhões do aeroporto internacional Al Maktoum (DWC), segundo fontes ouvidas pela editora de notícias econômicas MEED. O retorno das obras fortaleceria a economia local, além de garantir os planos de expansão da Emirates e suporte ao turismo.
O ambicioso projeto foi anunciado na década passada quando as operações de cargas e passageiros foram iniciadas. O plano de expansão transformaria o DWC no maior aeroporto do mundo até 2050, com capacidade para processar 255 milhões de passageiros e 15 milhões de toneladas de carga por ano.
A primeira fase das obras com entrega prevista para 2030, incluiria o edifício do terminal Oeste e o concourse 1 com condições de movimentar até 130 milhões de passageiros anuais.
A retomada do tráfego aéreo fortaleceu os planos estratégicos do emirado para o setor. No ano passado o aeroporto de Dubai movimentou 66,1 milhões de passageiros, crescimento de 127% frente os 29,1 milhões registrados em 2021. O número total de voos no período cresceu 47% para 343.339 pousos e decolagens, resultando em uma ocupação média de 204 passageiros.
Em 2019, o principal centro de conexões da Emirates realizou 86,4 milhões de embarques e desembarques.
Para este ano, Dubai espera que 78 milhões de pessoas passem pelo seu principal terminal aéreo, retornando ao níveis pré-crise sanitária em 2024.
Diante da perspectiva positiva, e das restrições operacionais e de capacidade do aeroporto de Dubai, que opera duas pistas, o governo avalia reiniciar as obras no complexo aeroportuário de Al Maktoum, que inclui a construção de cinco pistas paralelas, permitindo operações simultâneas e dois terminais e quatro concourses projetados para facilitar a conectividade.
Outro fator considerado é a aposentadoria do A380 e a utilização de aeronaves menores, como o A350 e 787, aumentando o número de serviços necessários para manter a capacidade e atender a continua demanda.
A expansão de DWC foi adiada durante a crise sanitária depois do processo de licitação para o desenvolvimento da primeira fase estimada em US$ 2,7 bilhões. O contrato incluiria a construção do concourse 1 e de todo sistema de bagagens, instalações técnicas, tunéis para implementação do automated people mover (APM) que conectaria os terminais; e de todo o sistema rodoviário e de vias e serviços terrestres.
Inaugurado em 2010 para as operações cargueiras e aberto para o transporte de passageiros em outubro de 2013, com voos da Wizz Air a capacidade atual do terminal do segundo aeroporto de Dubai é de 26 milhões de passageiros anuais.