Drones terão alíquota zero de Imposto de Importação

Reclassificação dos drones como veículos aéreos não tripulados permitirá alíquota zero na importação de equipamentos

Por Marcel Cardoso Publicado em 13/09/2024, às 09h38

A aquisição de drones passarão a incidir 10% apenas no IPI - Divulgação

O Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF) reclassificou os drones de câmeras fotográficas digitais, como considerava a Fazenda Nacional, para veículos aéreos não tripulados.

Com a decisão, passa a valer a alíquota zero de Imposto de Importação (II) e 10% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os equipamentos, diferente da tributação aplicada a câmeras fotográficas.

Segundo Fernanda Bandinelli Baccim, advogada tributarista da Martinelli Advogados, escritório que entrou com o pedido no órgão, o Fisco não deveria desconsiderar as características técnicas dos drones e as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que os classificam como um veículo aéreo não tripulado (VANT) ou veículo aéreo remotamente pilotado (VARP).

O drone é uma aeronave e a câmera fotográfica é um acessório, de modo que temos que considerar a característica essencial do equipamento, que é a de voar”, disse Baccim, que acrescentou que a classificação adotada no julgamento está alinhada com regulamentações exigidas para operar drones, incluindo as normas da ANAC, além de classificações realizadas em outros países.

Em decisão fora do CARF, a 12ª Vara Cível Federal de São Paulo (TRF da 3ª Região) já havia anulado uma instrução normativa da Receita Federal que classificava drones como câmeras fotográficas. A magistrada considerou que a Instrução Normativa RFB 1.747/2017 era ilegal por ignorar a característica essencial dos drones como veículos aéreos.

Drones drones no agronegócio importação drones classificação fiscal drones tributação drones Carf drones Receita Federal drones Anac drones

Leia também

Focos de queimadas podem ser contidos por drones
Mercado de drones agrícolas deve ultrapassar os R$ 23 bilhões