Drones irão monitorar penitenciárias no Paraná

Aeronaves irão monitorar penitenciárias com diferentes características

Marcel Cardoso Publicado em 24/05/2022, às 08h05

Drones irão monitorar 35 unidades do Estado do Paraná - Deppen-PR

O Departamento de Polícia Penal (Deppen) do Governo do Paraná recebeu 21 drones de três modelos diferentes para monitorar 35 unidades penais do Estado.

As aeronaves foram adquiridas por R$ 1,2 milhão e poderão monitorar áreas de mata, comuns no entorno de unidades do interior, e as cadeias públicas localizadas em áreas urbanas.

Segundo o diretor-geral do Deppen, Francisco Caricati, os equipamentos vão auxiliar na repressão a ilícitos e no combate à criminalidade dentro dos presídios. “É um sistema de proteção e monitoração eficaz que atuará, principalmente, na prevenção de ataques externos”.

Os drones serão utilizados, principalmente, na vigilância, monitoramento e inteligência. “Esses equipamentos possuem diversas aplicações, mas uma das funções principais no Deppen será a detecção de pessoas à noite, por meio das câmeras térmicas que possibilitam uma visão noturna”, explicou o policial penal integrante do Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias (Goap), Marcelo Ferreira Quines.

Os equipamentos poderão também oferecer mais segurança aos policiais penais durante operações de patrulhamento e escoltas, segundo Quines. “É possível identificar uma ameaça a quilômetros de distância e avisar a equipe que está em solo. Você antecipa, classifica e neutraliza essa ameaça. O equipamento vai na frente e identifica qualquer risco em potencial”.

A grade de formação de operadores já foi elaborada e os cursos devem iniciar em breve. Cerca de 130 policiais penais de diferentes regiões do Paraná serão habilitados para operar as aeronaves.

aeronave notícias de aviação avião aviação Paraná Drones penitenciárias

Leia também

Drone brasileiro poderá lançar moderno míssil europeu
Moderno drone da Otan realiza operação perto da Ucrânia