Dirigível brasileiro recebeu certificação da Anac

Dirigível brasileiro ADB-3-3 recebeu certificação de tipo da Anac

Por Marcel Cardoso Publicado em 27/12/2022, às 08h07

Processo de certificação da aeronave durou quatro anos - Anac/Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil emitiu o Certificado de Tipo para o dirigível ADB-3-3, da Airship do Brasil, na última quinta-feira (22). 


Ele é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”) derivado de um projeto norte americano (modelo 138S) que foi adquirido pela empresa paulista e transferido em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m³ e possui capacidade para seis assentos.

Devido aos materiais obsoletos e algumas recomendações do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (Ntsb), a produção do modelo 138S foi descontinuada.

Segundo a Anac, o ADB-3-3 atende às recomendações do órgão norte-americano e moderniza o projeto da aeronave. Foram eliminados todos os materiais desatualizados, o que levou o dirigível ao estado da arte no que diz respeito a sistemas aviônicos.

O processo de certificação foi iniciado em 2018, com o recebimento da solicitação da Airship do Brasil. A partir daí, foram realizadas avaliações documentais, análises de dados de engenharia, acompanhamento da fabricação do protótipo, verificações de conformidade com o projeto e realização dos ensaios em solo e em voo, necessários para a demonstração de cumprimento com os requisitos aplicáveis.

Brasil Anac dirigível Certificação Airship

Leia também

Amaro Aviation poderá agora operar como táxi aéreo
Movimentação de passageiros em 2022 já superou 2021