Diamond DA50 faz sua estreia no Brasil

Diamond DA50 estreia no Brasil reforçando inovação na aviação leve e brigando com líderes de mercado

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/07/2025, às 11h00

Monomotor de 300 hp e com aviônica Garmin novo DA50 faz estreia no Brasil - Aeromot

O Brasil recebeu a primeira unidade do Diamond DA50, marcando a estreia do monomotor de alto desempenho no mercado nacional. A entrega ocorreu em 25 de junho, em Belo Horizonte (MG), e posiciona o modelo como uma nova opção para a aviação executiva leve no país.

Produzido na Áustria, o DA50 possui cabine ampla para cinco ocupantes e é equipado com aviônica Garmin G1000 NXi e pode ser abastecido com querosene aeronáutico (Jet-A), oferecendo menor custo por hora de voo.

Tecnologia do Diamond DA50

O Diamond DA50 incorpora o Garmin G1000 NXi, integrado com piloto automático GFC700 de 3 eixos, yaw damper e sistemas de estabilidade e proteção eletrônica (ESP, na sigla em inglês). Entre os opcionais estão alerta de tráfego, visão sintética e teclado alfanumérico Garmin GCU 476, que facilita a programação do sistema. Os Line Replaceable Units (LRU) ficam em um compartimento dedicado na seção dianteira, com acesso externo para facilitar manutenção e diagnósticos

Com capacidade para cinco ocupantes, o DA50 busca atender um nicho de mercado hoje dominado por modelos da família Cessna e Cirrus, tendo como diferencial competivivo a possibilidade de ser abastecido com Jet-A.

Espaço interno é um dos destaques do Diamond DA50

O motor Continental CD-300 de 300 hp turboalimentado é refrigerado a líquido, sendo gerenciado por dois sistemas FADEC redundantes e conta com controle de potência por manete único, que ajusta automaticamente o empuxo e a rotação da hélice. Essa configuração reduz a carga de trabalho do piloto e oferece benefícios como baixa emissão de poluentes, consumo reduzido de combustível e menores custos operacionais quando comparado com aviões abastecidos com gasolina de aviação (AVGAS).

A hélice de três pás MT, com passo variável hidráulico, utiliza geometria avançada e materiais compostos naturais que proporcionam excelente absorção de vibração, menor peso e operação silenciosa.

O modelo reforça a presença da Diamond Aircraft no Brasil, que tem avançado no mercado brasileiro sobretudo com os bimotores leves, também equipados com motores ciclo-diesel.

Desempenho do Diamond DA50

Segundo a Diamond Aircraft o consumo do DA50 a 45% de potência voando no FL180 é de 30,2 litros/hora (8 galões/hora), aumentando para 38,9 litros/hora (10,3 galões/hora) a 60% de potência em 12.000 pés. O desempenho em decolagem é de 407 metros de corrida no solo e 734 metros até o obstáculo, enquanto o pouso requer 344 m de solo e 678 m até parada completa.

A aeronave alcança velocidade máxima de 181 kt a 16.000 pés e velocidade de cruzeiro de 172 kt a 14.000 pés. De acordo com o manual, a melhor razão de subida é de 3,96 m/s (780 ft/min), com teto operacional de 20.000 pés (6.096 m). O alcance máximo, com reserva de 30 minutos, chega a 1.396 km (754 nm).

Garmin Jet-A Avgas Diamond DA50 G100NXi ContinentalCiclo-Diesel CD-300