Diamond Aircraft aperfeiçoa motorização híbrida

DA40 recebe novo motor hibrido desenvolvido pela Siemens

Ernesto Klotzel Publicado em 09/06/2015, às 10h00 - Atualizado às 10h40

A austríaca Diamond Aircraft está bem adiantada com seu avião elétrico de terceira geração com motorização híbrida que, segundo espera, servirá de referência para a certificação de futuros aviões elétricos.

O novo projeto é baseado na célula do DA40, porém em lugar de uma hélice convencional acionada por um motor diesel, terá um conjunto motor diesel Austro AE300 que movimenta um gerador para fornecer energia a dois pequenos motores elétricos de alta eficiência montados em um canard.

Pela terceira vez o fabricante está estabelecendo uma parceria com a Siemens para produzir a motorização elétrica. O conglomerado alemão é provavelmente o que mais se aprofundou no desenvolvimento de motores elétricos compactos de baixo peso e rendimento elevado.

No caso do projeto atual, trata-se de dois motores elétricos que pesam menos de 13 kg e produzem 85kW (114 hp). As baterias de lítio devem pesar 200 kg, dispostas no que seriam os assentos traseiros do DA40 original.

A Diamond estima que a velocidade de cruzeiro será entre 110 e 120 nós com uma autonomia de 10 horas.

 

Siemens Diamond DA40 hibrido