Entrega do centésimo TBM 960 ocorreu pouco mais de um ano e meio do lançamento do novo turboélice pela Daher
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 13/12/2023, às 15h30
A Daher entregou o centésimo TBM 960, marca atingida pouco mais de um ano e meio após o lançamento da aeronave. O avião foi entregue nos Estados Unidos, para um operador da Califórnia que substituiu um modelo a pistão pelo turboélice avançado e de alto desempenho.
O centésimo TBM 960 foi recebido por Kevin Kaseff, presidente do Titan Real Estate Investment Group, uma empresa privada de investimento imobiliário comercial. Os modelos monoturboélices são amplamente utilizados por empresários e profissionais liberais nos Estados Unidos, que se beneficiam da velocidade e menor tempo de deslocamento dos aviões, que oferecem custos operacionais compatíveis com carros de luxo.
Na configuração de velocidade de cruzeiro recomendada pela Daher, de 308 nós, o consumo de combustível do TBM 960 é de apenas 215 litros por hora. Voando com 290 nós, em uma hora é possível viajar por mais de 530 quilômetros, com consumo próximo de um SUV de grande porte.
“Minha base fica perto de Santa Maria, na costa central da Califórnia, que tem serviços aéreos comerciais muito limitados, portanto, ter um avião pessoal é extremamente valioso à medida que continuo a desenvolver meu negócio”, explicou Kaseff.
O TBM 960 é a mais recente evolução da linha de produtos de aeronaves turboélice monomotoras da Daher. Lançado comercialmente em abril de 2022, a série 960 é a quinta evolução da família TBM 900, que recebeu uma série de melhorias, incluindo o motor turboélice PT6E-66XT, equipado com hélices Raptor, de material composto, de cinco pás da Hartzell Propeller. Além disso, ainda conta com o sistema batizado de e-copilot que oferece proteção contra congelamento; monitoramento do envelope de voo através dos sistemas Eletrônicos de Estabilidade e Proteção (ESP) e de Sub-velocidade (USP); função Modo de Descida de Emergência (EDM); e pouso autônomo de emergência HomeSafe, baseado no sistema da Garmin.
O avião ainda recebeu melhorias nos sistemas de cabine, como iluminação ambiente de LED integrada e eletronicamente controlados, persianas de janelas reguláveis de forma remota, assentos ergonomicamente aprimorados, tomadas de alimentação USB-A e USB-C, além de porta-copos individuais e suportes para fones de ouvido para cada ocupante.
“O TBM 960 oferece a eficiência que eu procurava em termos de velocidade, alcance e acesso ao aeroporto”, completou Kaseff.
A entrega do centésimo avião para um novo operador foi considerada um ponto importante para a Daher, que celebrou a marca e o ingresso de um novo operador na sua base de clientes.
“Estamos particularmente orgulhosos que o centésimo TBM 960 tenha sido recebido por um recém-chegado à comunidade TBM”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.