Durante o Airventure, que acontece em Oshkosh, a Daher apresentará a família Kodiak 100 e Kodia 900, ao lado do TBM 960
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/07/2023, às 11h00
A Daher está apresentando no EAA Airventure, que ocorre em Oshkosh, os turboélices Kodiak 100, o Kodiak 900 e o TBM 960 que estão todos juntos pela primeira vez e equipados com hélices de cinco pás da Hartzell Propeller.
A estreia no Airventure é o Kodiak 100, equipado com as novas hélices de material composto de cinco pás da Hartezell, que foi integrada ao motor Pratt & Whitney Canada PT6A-34. A nova hélice é 6,3 dB mais silenciosa e tem 5,8 quilos a menos que as hélices de quatro pás em metal, que são a configuração padrão do avião. Uma das virtudes das donas hélices é reduzir a distância de rolagem durante a decolagem em seis por cento no peso bruto máximo.
Hartzell desenvolveu a nova hélice de 96 polegadas de diâmetro para sua aplicação no Kodiak 100 e incorporou a tecnologia de hub Raptor, mantendo uma distância ao solo de 19 polegadas, garantindo ao Kodiak 100 a capacidade de operar sem restrições de pistas não preparadas ou do seu uso com flutuadores.
Também está no EAA AirVenture o Kodiak 900, que foi lançado no ano passado justamente em Oshkosh. O irmão maior da família Kodiak é equipado de série com a mesma hélice de cinco pas, mas conta com o motor PT6A-140A. Herdando as notáveis qualidades do Kodiak 100 como STOL (decolagem e aterrissagem curta) e avião multifuncional, o Kodiak 900 tem uma fuselagem ligeiramente maior, com 1,18 metro a mais no comprimento, fornecendo assim mais espaço para passageiros e carga, juntamente com um aumento de velocidade de cruzeiro que chegou aos 210 KTAS, além do alcance máximo de 1.129 milhas náuticas (2.090 quilômetros).
Por fim, completando a linha de produtos da Daher exibida em Oshkosh está o TBM 960. O mais novo membro da família de aeronaves da série TBM 900 que recebeu uma série de melhorias e novas tecnologias, como o motor PT6E-66XT e controle de potência eletrônico e totalmente digital, juntamente com uma cabine que incorpora um moderno sistema de controle ambiental, iluminação ambiente de LED e janelas eletricamente reguláveis.
O Airventure, o maior evento aeronáutico do mundo, acontece entre os dias 24 e 30 de julho, no aeroporto regional Wittman de Oshkosh. O evento terá cobertura completa por AERO Magazine.