Trem expresso para o aeroporto de Guarulhos terá intervalo reduzido

A CPTM iniciará operação assistida no Expresso Aeroporto, com trens a cada 30 minutos aos domingos

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/09/2025, às 08h16

Operação assistida avalia ampliação da redução para feriados e horários de vale em dias úteis - CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, CPTM, iniciará no próximo domingo (7), a operação assistida para redução do intervalo do Expresso Aeroporto, que liga a capital paulista ao aeroporto internacional de Guarulhos.

O serviço passa a contar com trens a cada trinta minutos, entre 5h e meia-noite, exclusivamente aos domingos.

A tarifa custa R$ 5,20 e permite acesso a todo o sistema metroferroviário da Grande São Paulo, com transferências nas estações Brás (apenas no sentido São Paulo), Luz e Palmeiras-Barra Funda.

Objetivo da análise operacional

Segundo a CPTM, a medida é fundamental para avaliar a viabilidade de ampliar a redução dos intervalos também para os feriados. A companhia estuda ainda a possibilidade de implementar a mudança em sábados e dias úteis, restrita aos horários de vale.

A limitação ocorre porque a circulação da Linha 13-Jade, responsável pelo Expresso Aeroporto, impacta diretamente as Linhas 11-Coral e 12-Safira, inviabilizando a ampliação em períodos de pico.

Aprimoramento da operação

De acordo com nota da CPTM, a ação faz parte de um conjunto de esforços voltados a “melhorar a fluidez da operação e oferecer um serviço mais ágil aos passageiros de todas as linhas”.

Outras melhorias recentes

A empresa também promoveu ajustes na Linha 13-Jade, que liga o aeroporto de Guarulhos até a estação Engenheiro Goulart, que permite acesso à Linha 12-Safira, reduzindo o intervalo médio para dez minutos nos horários de pico.

A mudança ampliou a oferta de lugares e trouxe benefícios aos passageiros que utilizam diariamente o trajeto até o aeroporto e regiões próximas.

Mobilidade Urbana CPTM aeroporto de Guarulhos Linha 13-Jade intervalos de trens transporte metropolitano trens CPTM Expresso Aeroporto operação assistida

Leia também

Lounges de aeroportos viram hubs de produtividade para viajantes corporativos
Aeroporto de Maringá ganha primeira escada de acesso com elevador para aviões