Moscou provavelmente rejeitará oferta devido a sanções internacionais
Redação Publicado em 09/01/2015, às 16h00 - Atualizado em 10/01/2015, às 08h15
De acordo com o diário Voz da Russia, a Coreia do Norte pretende comprar caças Sukhoi Su-35.
A proposta teria sido feita no final do ano passado, quando Choe Ryong, alto oficial do Partido Comunista, visitou Moscou. O norte-coreano esteve em visita oficial a Rússia e Vladimir Putin, onde tratou de diversos temas, inclusive questões de defesa.
Desde que assumiu a presidência, Kim Jong-um tem aumentado os gastos militares com o argumento de evitar uma suposta agressão coordenada pelos EUA. O líder norte-coreano constantemente acusa diversos países, como a Coréia, EUA e Japão de conspirarem contra Pyongyang.
Embora a Coréia do Norte tenha investido na construção de sistemas de armas, incluindo misseis balísticos de longo alcance, o país não dispõe de dinheiro e tecnologia para o desenvolvimento próprio de aviões de combate.
Devido as sanções internacionais impostas, dificilmente a Coréia do Norte conseguirá adquirir qualquer plataforma de combate russa, mesmo mantendo uma relação cordial com Moscou. Desde a crise na Criméia o governo Putin tem evitado aumentar as tensões internacionais.