Coração de Dom Pedro I virá ao Brasil nas asas da FAB

Relíquia de Dom Pedro I chega para comemorar bicentenário da independência do Brasil e voará com a FAB

Por André Magalhães Publicado em 15/08/2022, às 08h15

Não se sabe até o momento qual será a aeronave da FAB destinada a missão - FAB

No próximo dia 7 de setembro será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. Entre as celebrações está a vinda do coração de Dom Pedro I ao Brasil, que será transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O translado foi um dos assuntos discutidos entre o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, e ministro das Relações Internacionais, Carlos Alberto Franco França, em Brasília, a última sexta-feira (12).

É a primeira vez em 187 anos que o coração do ex-imperador deixa a cidade portuguesa do Porto, para ser exposto em terras brasileiras. O coração de Dom Pedro I ficará à mostra, para visitação pública, entre o dia 23 de agosto a 8 de setembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Todo um planejamento está sendo feito com cuidado para que o translado de ida e volta ocorra da maneira mais segura possível. A réliquia está programada para chegar ao país, com devidas honras de Chefe de Estado, no próximo dia 22.

"Se não fosse isso, não conseguiríamos trazê-lo em um voo comercial ou em um voo fretado. E isso é muito simbólico”, pontuou o Carlos França.

No entanto, não foi específicado qual o modelo de aeronave da FAB que será destinada a esta especial missão transporte.

FAB Brasil Portugal Independência coração Translado Bicentenário Dom Pedro I

Leia também

Helicóptero da FAB resgata marinheiro em navio em alto mar
Primeiro KC-30 da FAB já está no Brasil