Copa Airlines suspende voos com o Boeing 737 MAX 9, avião é utilizado nas rotas para São Paulo e Rio de Janeiro
Por Wesley Lichmann Publicado em 06/01/2024, às 23h00
A Copa Airlines iniciou hoje (6), a inspeção na frota de 21 Boeing 737 MAX 9, seguindo determinação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), que suspendeu os voos com o avião de fuselagem estreita.
A companhia aérea panamenha é a única a operar com o Boeing 737 MAX 9 no Brasil. As aeronaves são utilizadas nos voos que ligam a Cidade do Panamá aos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro.
Em resposta a AERO Magazine, a Copa Airlines diz que "já iniciou as inspeções técnicas e espera que essas aeronaves retornem à programação de voos de forma segura e confiável nas próximas 24 horas. A equipe da companhia aérea está trabalhando para minimizar o impacto para seus passageiros, embora alguns atrasos e cancelamentos sejam esperados devido a essa situação fora do controle da empresa".
Equipes da transportadora fornecerão todas as informações e orientações aos clientes afetados "por essa situação em tempo hábil". A compahia recomenda que seus passageiros verifiquem a situação de seus voos no site copa.com ou no aplicativo da empresa.
A suspensão temporária dos serviços com o MAX 9 ocorre depois da perda do tampão de uma das portas da cabine durante o voo AS1282 da Alaska Airlines, na noite da sexta-feira (5), entre Portland e Ontario, nos Estados Unidos.
Neste sábado a FAA publicou uma Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência (EAD), exigindo inspeções imediatas nos bimotores. A medida afeta cerca de 171 aviões no mundo, grande parte deles nas frotas das norte-americanas United Airlines e Alaska Airlines, maiores operadoras do modelo.