Projetado para transportar cargas e passageiros em regiões de difícil acesso o SkyCourier poderá substituir os veteranos Bandeirante da FAB
Por Wesley Lichmann Publicado em 02/10/2023, às 17h00
Um utilitário simples e robusto, concebido para transportar tanto cargas como passageiros e operar em locais remotos. Lançado oficialmente em 28 de novembro de 2017 pela Textron Aviation, o Cessna 408 SkyCourier nasceu para atender às necessidades da Federal Express (FedEx), mas também está nos planos da Força Aérea Brasileira como potencial substituto dos veteranos C-95 Bandeirante, com mais de 30 anos de serviço, em missões de transporte aéreo leve.
Cliente de lançamento do Sky Courier, a FedEx solicitou à Textron uma aeronave sob medida para suas necessidades e o conglomerado norte-americano, por meio de sua subsidiária Cessna, desenvolveu soluções que corroboravam com os requisitos estabelecidos pela empresa de remessa expressa de correspondências.
Todos os detalhes de manuseios de cargas foram atendidos pelo fabricante, o que determinou as dimensões do compartimento da plataforma sob a qual o avião teria de ser construído. A FedEx tem um pedido à Cessna para até 100 aeronaves, sendo 50 deles firmes e mais 50 opções. A entrada em serviço, que estava prevista para 2020, só aconteceu em 2022.
O Cessna 408 SkyCourier foi projetado essencialmente para manusear cargas em regiões de difícil acesso, além de atender a voos regionais de baixa densidade, incluindo regiões com aeroportos remotos ou operacionalmente restritos.
Desempenho e confiabilidade são as chaves do projeto do novo turbo-hélice de asa alta, diz o fabricante. “O avião utilitário mais simples e direto que pudemos desenvolver”, resumiu Brad Thress, vice-presidente sênior de engenharia da Textron Aviation, à época, o que considerava ser o Cessna 408.
Para agilizar o carregamento de cargas, a aeronave possui uma grande porta articulada atrás do bordo de fuga da asa, possibilitando o acesso do compartimento por uma empilhadeira, podendo adicionar até três contêineres padrão LD3 (cada um deles capaz de acomodar 4,3 metros cúbicos de carga) ou quatro padrão LD2.
O [SkyCourier] é o avião utilitário mais simples e direto que pudemos desenvolver”
Brad Thress, vice-presidente sênior de engenharia da Textron Aviation
Importante diferencial competitivo, a cabine com piso plano acomoda até 2.700 quilos de carga. Além da versão cargueira, o novo turbo-hélice pode ser configurado com até 19 assentos dispostos na configuração 1-2 (um corredor com duas poltronas de um lado e uma do outro), e inclui entradas independentes para tripulação e passageiros, bem como grandes janelas de cabine para luz natural e vistas.
Ambas as versões oferecem reabastecimento de pressão de ponto único, permitindo operações mais rápidas. Outra característica do utilitário é a operação com apenas um piloto. O valor do unitário do Cessna 408 SkyCourier é de cinco milhões e meio de dólares, segundo o fabricante.
O SkyCourier está equipado com os motores Pratt & Whitney PT6A-65SC montados nas asas com hélices McCauley Propeller C779, de quatro pás de alumínio de 110 polegadas, podendo atingir 210 nós (389 quilômetros por hora) de velocidade e um alcance de 940 milhas náuticas (1.741 quilômetros. O teto operacional da aeronave é de 25 mil pés, o equivalente a 7.620 metros.
A aeronave permite pousos e decolagens em aeródromos com pistas curtas, já que a distância declarada com peso máximo de decolagem é de 835 metros, enquanto para aterrisagens o turbo-hélice necessita de 917 metros.
Para aumentar o índice de despacho, a Textron evitou a adotar materiais compostos em sua fuselagem, utilizando as tradicionais placas de alumínio. Seu trem de pouso é fixo e a cabine não é pressurizada. As asas sobre a fuselagem permitem as operações em pistas não pavimentadas.
O cockpit está equipado com a suíte de aviônicos Garmin G1000 NXi. O amplo painel de instrumentos possui telas de 12 polegadas com displays dedicados para o monitoramento dos parâmetros da aeronave. A cabine não pressurizada apresenta 7,1 metros de comprimento, 1,80 m de altura e 1.96 m de largura. O comprimento total da aeronave é de 16,8 metros enquanto sua envergadura chega a 22,02 metros, com altura de 6,3 metros.
No dia 18 de maio de 2020, em Wichita, nos Estados Unidos, o Cessna 408 SkyCourier completou seu primeiro voo. Com Corey Echart, piloto de testes sênior, auxiliado por Aaron Tobias, o avião realizou um voo de duas horas e 15 minutos, dando início ao programa de ensaios, que acumulou 2.100 horas de voo, além de milhares de horas em laboratório e simulação avançada.
Após consecutivos atrasos na obtenção da certificação, o Cessna 408 SkyCourier foi homologado pela agência federal de aviação norte-americana (a FAA, na sigla em inglês), em março de 2022, dois anos depois da previsão de entrada em serviço. Dois meses após a certificação, no dia 5 de maio de 2022, a primeira unidade do SkyCourier foi entregue à Fedex.
“Nosso novo avião foi projetado com a opção de transportar contêineres de carga pré-embalados, padrão do setor. Acreditamos que muitos outros operadores de carga aérea, passageiros e missões especiais também se beneficiarão da combinação de baixos custos operacionais e capacidade de elevação incomparável que o novo Cessna SkyCourier traz para o mercado”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.
O novo utilitário da Cessna pode substituir ou complementar as operações da família de aeronaves Caravan, o monoturboélice mais popular do mercado, com três mil unidades entregues. Apesar do potencial e das dimensões do Brasil nenhum Cessna SkyCourier está registrado no país.
A Azul Conecta, empresa que opera voos sub-regionais estuda a aquisição de novas aeronaves, entre elas está o utilitário da Textron. Atualmente, a companhia opera cerca de 27 aeronaves da família Grand Caravan.
No último mês de dezembro, a Textron firmou acordo para a venda de dois SkyCourier para a companhia regional mexicana Aerus. Já em 2023, em reunião com o novo presidente da República e seu ministro da Defesa, a FAB tornou público seu interesse pelo novo modelo da Cessna para cumprir missões de transporte leve.
Embora haja iniciativas de fabricantes nacionais de se criar um avião nessa categoria, com destaque para Embraer e Desaer, nenhuma delas conta com um projeto final ou, no caso desta última, nem mesmo instalações fabris estabelecidas.
A FAB já deixou claro que não poderá apoiar o desenvolvimento de um avião nessa categoria pelo elevado investimento necessário e a falta de interesse no mercado global por esse tipo de avião.