Concorrente do Boeing 777, o Airbus A350-1000 deve receber certificação de tipo neste mês
Por Ernesto Publicado em 06/11/2017, às 09h17 - Atualizado às 10h31
O A350-1000, mais novo membro da família Airbus de widebody, completou com sucesso o programa de testes de funcionalidade e confiabilidade e se aproxima, cada vez mais, de sua certificação de tipo, marcado para 17 de novembro. Já a primeira entrega ao cliente de lançamento, a Qatar Airways, deve acontecer nas próximas semanas.
O novo bimotor da Airbus nasce para disputar uma faixa de mercado em que a Boeing ainda reina soberana, justamento aquela ocupada por seu 777, capaz de transportar de 290 a 365 passageiros, em média, sobretudo em voos internacionais de longo curso.
Os testes levaram o novo jato a voar na Europa e América do Sul. Em menos de suas semanas, a aeronave cobriu, aproximadamente, 35.200 nm (65.200 km) em 15 horas de voo, como exigido pelas normas de certificação.
O A350-1000 tem elevado nível de comunalidade com o A350-900, atingindo cerca de 95% de seus sistemas. Com uma fuselagem mais longa – para acomodar 40 passageiros a mais que o A350-900 –, o A350-1000 também apresenta um bordo de fuga das asas modificado, trem de pouso principal modificado de seis rodas e motores Rolls-Royce Trent XWB-97 mais potentes.
Até o presente, 11 clientes dos cinco continentes encomendaram um total de de 169 unidades do A350-1000.