Conheça as tecnologias que revolucionam a aviação

Dos botões analógicos aos interfaces digitais conheça como a tecnologia revolucionou os cockpits dos aviões

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 05/09/2024, às 14h00

-

O ano 2000, por décadas, foi imaginado como uma era de revoluções, talvez tão intensas quanto as vistas em meados do século 18. Na aviação, em 1999, ou seja, há 25 anos, a AERO Magazine ainda explicava aos leitores o conceito de "glass cockpit", uma alusão aos monitores fluorescentes através dos quais se viam imagens geradas por tubos de raios catódicos, eventualmente de cristal líquido (LCD), com sistemas computadorizados, controle digital de motor (Fadec) e assim por diante.

O maior avanço ocorreu na aviação geral, que passou por uma ampla evolução, com aeronaves de todas as categorias, desde experimentais montados literalmente em casa até grandes jatos executivos, que receberam suítes de aviônicos complexas, superando com ampla margem a tecnologia embarcada em aviões comerciais e até mesmo jatos militares.

A evolução dos computadores, em especial do processamento de imagens, permitiu a transição das telas de tubo de raios catódicos e sistemas pouco integrados para soluções complexas, com uma ampla gama de recursos exibidos em grandes telas de cristal líquido, o famoso LCD.

Todavia, desde o surgimento da indústria aeronáutica, em meados dos anos 1910, a aviação buscou formas de tornar a pilotagem mais fácil, precisa e segura. Os pioneiros voos em aeroplanos rudimentares eram basicamente um exercício de coragem e aventura, mas logo a possibilidade de tornar viável o uso profissional do avião levou a indústria a criar tecnologias que, ao longo das décadas, tornaram os cockpits e a gestão de sistemas das aeronaves extremamente sofisticados, usando sempre a última revolução tecnológica a bordo.

Nas últimas décadas, a aviação viu um salto, desde os então modernos sistemas giroscópicos a vácuo até sistemas recentes que integram uma série de automações, com exibição de imagens ultrarrealistas em displays de alta resolução.

Conheça alguns dos principais sistemas embarcados* que aumentaram a consciência situacional, reduziram a carga de trabalho e ainda tornaram mais precisas as navegações e operações de decolagem e pouso.  

Nota: Para maior compreensão por todos os leitores, o título traz a tradução do dispositivo e/ou tecnologia, com sua sigla em inglês entre parênteses. As descrições são simplificadas, na forma de pequenos verbetes, servindo como um guia enciclopédico para as tecnologias aqui abordadas.


avião cockpit Fly-by-wire HUD Visão Sintética piloto automático glass cockpit FBW FMS GPWS SVS