Os dois Cessna SkyCourier atenderão localidades das Ilhas Marshall, no Pacífico
Por Marcel Cardoso Publicado em 22/11/2024, às 08h36
A Textron Aviation anunciou na última quinta-feira (21), que firmou um acordo de venda de dois Cessna SkyCourier para a estatal AIR Marshall Islands, que reforçarão os serviços de transporte aéreo nas comunidades das Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico.
A empresa pretende modernizar sua frota com as novas unidades, que serão configuradas para o transporte de passageiros. O modelo foi projetado essencialmente para manusear cargas em regiões de difícil acesso, além de atender a voos regionais de baixa densidade, incluindo regiões com aeroportos remotos ou operacionalmente restritos.
"Nossos novos SkyCouriers foram projetados para alcançar atóis e ilhas remotas, garantindo que os serviços aéreos essenciais sejam acessíveis tanto para nossas comunidades locais quanto para os visitantes", disse o piloto Albon Jelke, gerente geral e CEO da AIR Marshall Islands.
O SkyCourier está equipado com os motores Pratt & Whitney PT6A-65SC montados nas asas com hélices McCauley Propeller C779, de quatro pás de alumínio de 110 polegadas, podendo atingir 210 nós (389 quilômetros por hora) de velocidade e um alcance de 940 milhas náuticas (1.741 quilômetros. O teto operacional da aeronave é de 25 mil pés, o equivalente a 7.620 metros.
Em agosto, o Cessna SkyCourier recebeu a certificação de tipo da Autoridade de Aviação Civil das Filipinas, permitindo a operação em áreas remotas do sudeste da Ásia.
O primeiro avião deste modelo, que será entregue no segundo semestre de 2025 à Leading Edge Air Services Corporation, subsidiária da ACDI Multipurpose Cooperative, maior cooperativa do país, terá uma configuração de dezenove assentos.