Airbus fornecerá soluções de treinamento, gestão e navegação para a principal companhia aérea da Bolívia
Por Wesley Lichmann Publicado em 08/05/2023, às 16h32
A Boliviana de Aviación (BoA), utilizará até três A330-200 em suas principais rotas internacionais. A companhia aérea que recebeu a primeira unidade em abril, apresentou a aeronave em evento realizado na semana passada em Santa Cruz de la Sierra.
A cerimônia de apresentação do A330-200 contou com a presença do presidente da Bolívia, Luis Arce e demais autoridades do país. Os jatos estão configurados para até 278 passageiros em duas classes.
A aeronave selecionada durante a Fidae, no Chile, substituirá os Boeing 767-300 nos serviços de longo curso da transportadora estatal. Além de garantir maior conforto, os aviões consomem até 20% menos que os modelos da geração anterior.
A Airbus fornecerá serviços de treinamento para as tripulações de voo e plataformas de manutenção em tempo real para a companhia boliviana. O contrato plurianual de manutenção por hora abrange serviços integrados de componentes, incluindo um pool de estoque no local no Aeroporto Internacional Viru Viru e serviços de reparo.
Além das ferramentas de manutenção, a Boliviana de Aviación selecionou componentes de navegação que inclui um banco de dados de navegação para seu sistema de gerenciamento de voo (FMS) e uma solução de bolsa de voo eletrônica (EFB) que permitem que os pilotos recebam cálculos de desempenho da aeronave, consultem a documentação de operações de voo e listas de verificação.
Já em solo, o sistema disponibilizado pela Airbus fornecerá dados documentais e otimizará o desempenho das aeronaves diante do processo existente de monitoramento de desempenho de aeronaves (APM).
A BoA é a principal companhia aérea da Bolívia e atende mercados como os de Miami, nos Estados Unidos, Madrid, na Espanha e São Paulo, no Brasil.