Conheça quatro dicas para cuidar de sua saúde durante voos de longa duração
Por Marcel Cardoso Publicado em 27/12/2023, às 08h00
Com o início da alta temporada de verão, muitas pessoas aproveitam o período para fazer viagens, mas assim como nos demais modais, viajar de avião, especialmente para destinos muito distantes, exige que o passageiro fique sentado por muito tempo.
A falta de movimento nesta posição pode provocar problemas circulatórios, causando sintomas como a sensação de pernas pesadas e pés inchados. Por conta disso, quatro ações simples podem ajudar a prevenir esses incômodos.
Movimente-se!
Ao longo do voo, faça uma caminhada curta pela aeronave pelo menos a cada duas horas.
Não cruze as pernas!
Isso reduz o fluxo sanguíneo, o que pode contribuir para a sensação de pernas pesadas.
Hidrate-se!
Durante longos períodos na mesma posição, é fundamental beber água com frequência para manter a circulação do sangue dentro da normalidade. Mesmo não sentindo sede, é importante que a pessoa beba pequenas quantidades de água a cada 30 minutos durante a viagem, já que o ar-condicionado pode ressecar a pele e desidratar.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e comidas gordurosas
É fundamental evitar o consumo de tabaco e álcool em excesso antes, durante e após viagens de avião. Isso vale também para alimentos gordurosos e salgados, que contribuem para a retenção de líquidos, o que pode potencializar inchaços nas pernas. Invista em alimentos saudáveis, como frutas, sucos e sanduíches naturais.