Aeronave compartilha mesmo propulsor utilizado pela Dassault no programa Falcon 5X que teve mais problemas no desenvolvimento
Redação Publicado em 10/10/2017, às 13h00 - Atualizado às 15h18
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As falhas atuais no motor Silvercrest, utilizados pelo Dassault Falcon 5X, pode trazer novos atrasos para a indústria. O motor também foi selecionado pela Cessna para impulsionar o Citation Hemisphere.
Por ora, a Textron Aviation, controladora da Cessna, não informa se as falhas encontradas no motor dedicado ao Falcon 5X também se aplicam à versão destinada ao Hemisphere. A previsão é que o modelo realize o primeiro voo em 2019, quando espera-se que as falhas atuais já tenham sido solucionadas.
Os voos atuais, conduzidos pela Safran, utilizando um Gulfstream 2 modificado, apontam algumas falhas em regimes específicos de potência. Particularmente atingindo voos em altas altitudes ou em baixa velocidade, durante os quais o motor não consegue entregar no tempo adequado as acelerações e reduções de velocidade.
O protótipo do Falcon 5X, que acumula 50 horas de ensaios em voo, utiliza um motor provisórios do Silvercrest, que ainda não é a versão definitiva esperada para o projeto. A expectativa é que a Cessna consiga iniciar os voos já com o motor em sua versão final.